Comunicação, Crianças e Adolescentes, educação, ensino, Qualidade de Vida, responsabilidade social, Solidariedade, terceiro setor, Treinamento, voluntário

PNE pretende ampliar oferta de vagas no ensino superior; votação do texto fica para 2012


por Desirèe Luíse, do Portal Aprendiz

e53 PNE pretende ampliar oferta de vagas no ensino superior; votação do texto fica para 2012O relatório do Plano Nacional de Educação (PNE) pretende ampliar a oferta de vagas no ensino superior no Brasil, passando das atuais seis milhões de matrículas para 15 milhões. O texto substitutivo ao plano original, que foi enviado pelo Executivo, está em análise, sendo que, na manhã do dia 15, a Comissão Especial de Educação adiou para fevereiro de 2012 a apresentação do texto final, que deve ser votado apenas em março na Câmara dos Deputados.

De acordo com o relator da Comissão, deputado Angelo Vanhoni (PT-PR), do total de vagas existentes no ensino superior, apenas 1,5% são em instituições públicas. A ideia é que durante os próximos dez anos, período em que o plano estará em vigor, essa porcentagem seja elevada.

Segundo o texto do relatório, uma das estratégias é “assegurar, até o quinto ano de vigência, a oferta de vagas gratuitas em cursos de graduação das instituições públicas, para 35% dos concluintes do ensino médio do ano anterior”.

“O que estamos orientando é que 30% delas sejam em educação a distância e 70% em nível presencial. Para ampliarmos a oferta no ensino superior, será necessário 1,35% do PIB (Produto Interno Bruto)”, afirma o relator. Tendo como base o PIB atual, os gastos seriam equivalentes a R$ 54 bilhões.

Considerando que o PNE sugere 8% do PIB como investimento suficiente em educação nos próximos dez anos, boa parte deste montante estará comprometido com educação superior. “Esta meta tem um custo muito elevado que já é próprio do ensino superior, pois se trata de pesquisa e ensino. No sistema presencial, queremos ofertar o dobro do que foi feito nesses últimos cem anos”, diz Vanhoni.

“Temos graves problemas de falta de vagas públicas, então decidimos ampliar a proposta inicial do governo”. No texto original enviado pelo Executivo sobre a meta 12, que trata das vagas em nível superior, o planejado era aumentar o número para 11,5 milhões.

Após divulgação do relatório na Câmara, na última semana, os deputados tinham até esta quarta-feira (14/12) para apresentarem novas emendas ao projeto. Vanhoni argumentou que foram apresentadas 449 emendas e por isso não foi possível fechar o relatório para a votação dos deputados.

A reunião para a tomada de decisão contou com a participação de três dos 26 deputados que integram a Comissão Especial: Vanhoni, Alex Canziani (PTB-PR), que presidiu a reunião, e Izalci (PR-DF) .

* Publicado originalmente no Porta Aprendiz.

(Portal Aprendiz)

Anúncios

Sobre Mrachid

O novo, o conhecimento, o desafio, são ferramentas para o crescimento espiritual, pessoal e material...

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe o seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Follow Instituto Sabedoria on WordPress.com

Digite seu e-mail e receba em primeira mão todos os assuntos postados em nossa página!

Junte-se a 68 outros seguidores

SOFTWARE FINANCEIRO ECONOMATO PARA ONGS. FAÇA UM TESTE GRATUITO POR 14 DIAS

SOFTWARE FINANCEIRO ECONOMATO PARA IGREJAS E INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS

Sistema PagSeguro

Ao fazer esta opção você receberá um e-mail para acesso seguro do sistema. Obs: Quando o evento for divulgado via plataforma de eventos, a área de pagamentos será deles.

Sobre o Site

Este site é dedicado a oferecer informações e opções de ensino através das modalidades "Cursos Livres de Curta Duração, Cursos de Extensão e In Company e tem como principal objetivo capacitar a todos os envolvidos.

Páginas

%d blogueiros gostam disto: