Alternativas Sociais, cidadania, Crianças e Adolescentes, educação, ensino, inclusão social, Projetos de Sucesso, responsabilidade social, sabedoria, terceiro setor, Treinamento, Voluntariado

Viviane Senna lidera movimento pela qualidade da educação no Brasil


Fonte: http://idis.org.br/

Presidente do Instituto Ayrton Senna desde a sua criação, em 1994, a psicóloga Viviane Senna transformou a organização em referência de atuação e sustentabilidade, tornou-se uma das principais lideranças do setor e fonte obrigatória no debate acerca da universalização e melhoria da educação brasileira.

viviane-senna_428px

Até alguns anos atrás, o Brasil parecia resignado com a ideia de ser o “País do futuro”. Um dos motivos disso é que a educação, sabidamente um dos pilares do desenvolvimento de qualquer nação, sempre foi um tema colocado em segundo plano. Embora ainda falte muito para o ensino brasileiro atingir o padrão sonhado, a questão educacional entrou finalmente para a agenda de prioridades do País. E não só dos governos. Hoje, as organizações da sociedade civil e também o setor privado participam do debate acerca do futuro da educação. Viviane Senna é uma das pessoas responsáveis por esta virada.

Em novembro de 1994, quando foi criado o Instituto Ayrton Senna (IAS), o País ainda estava traumatizado com a perda trágica do piloto – maior ídolo do esporte nacional depois da era Pelé -, morto em um acidente no Grande Prêmio de San Marino, seis meses antes. À época, Viviane se dedicava à carreira de psicóloga, atuando como psicoterapeuta de adultos e crianças e na formação de terapeutas [x]. Uma das formas que ela encontrou para lidar com a dor da ausência do irmão certamente foi relembrar as conversas com ele sobre interesses comuns que os uniam. O principal, contribuir para melhorar a qualidade da educação brasileira como forma de oferecer oportunidades iguais de desenvolvimento a crianças e jovens de baixa renda. E este foi o foco de atuação escolhido para o IAS.

Dezessete anos depois, o Instituto Ayrton Senna consolidou-se como uma organização capaz de forjar alianças entre os setores público, privado e filantrópico, além de angariar apoio na sociedade de indivíduos comprometidos com os objetivos da organização. E o nome de Ayrton Senna extrapolou o esporte para virar sinônimo de comprometimento com causas sociais envolvendo as comunidades excluídas.

O impulso inicial para a estruturação do IAS veio dos recursos advindos do licenciamento das marcas Ayrton Senna e Senninha – personagem idealizado pelo próprio Senna e lançado em 1993 para ser seu porta-voz junto às crianças –, doados pela família do piloto tricampeão mundial de Fórmula 1. Em pouco tempo, parte da arrecadação passou a vir do apoio de empresas privadas e de doações de pessoas físicas.

Viviane Senna foi a figura central do crescimento do Instituto. Além de criar programas que fornecem ao setor público soluções para três grandes áreas da educação (educação formal, educação complementar e educação e tecnologia), sob o guarda-chuva de uma metodologia eficaz de gestão integrada, o Instituto Ayrton Senna percebeu que a comunicação teria um papel chave a desempenhar na transformação do tema educativo em prioridade da agenda do País. Era preciso fazer da mídia uma aliada.

Assim, em 1997 foi realizada a primeira edição do grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo, com a proposta de identificar, premiar e dar visibilidade às melhores reportagens publicadas na imprensa nacional, em jornal, revista, rádio, televisão e internet. Ao longo de dez edições, o GP Ayrton Senna de Jornalismo recebeu inscrições de mais de 700 jornalistas brasileiros, que inscreveram 12.244 trabalhos para serem avaliados por um júri formado por personalidades da imprensa.

Para se ter uma ideia da eficácia da estratégia, em 1996 o tema educação ocupava a 13ª posição na lista de assuntos abordados pela mídia, no Brasil. Já no ano da primeira premiação, o assunto subiu para 3° entre os mais comentados. Hoje, a educação é um dos temas mais presentes na imprensa.

Viviane Senna costuma repetir que “a educação é a principal via de desenvolvimento de um país”. Em entrevistas recentes, por mais de uma vez contra-argumentou com repórteres que formularam perguntas pessimistas envolvendo a qualidade do ensino brasileiro.

Para Viviane, os desafios à qualidade da educação são crescentes e requerem a utilização dos melhores aspectos da visão empresarial no gerenciamento da questão social, principalmente o respeito ao público e o compromisso em atender logo, de forma estruturada e competente. “Precisamos aprender com a eficiência das empresas privadas para melhorar a gestão da educação pública, analisando o cenário, criando estratégias e estabelecendo metas realistas e mensuráveis”, diz ela.

A experiência acumulada em duas décadas de atuação no setor a levaram a obter importantes reconhecimentos, entre os quais a escolha de seu nome como um dos Líderes para o Novo Milênio, pela rede de televisão CNN e revista Time, dos Estados Unidos, e integrante do seleto grupo “Amigos Adultos do Prêmio das Crianças do Mundo”, ao lado do ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela, da Rainha Silvia, da Suécia, e de José Ramos-Horta, Prêmio Nobel da Paz de 1996 e atual presidente do Timor-Leste.

Viviane Senna, que integrou o Conselho do IDIS de 2005 a 2008, participa dos conselhos e comitês de diversas empresas e entidades com atuação na área social. Este ano, ela foi uma das lideranças convidadas a falar na reunião estratégica Alianças para o Desenvolvimento, realizada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) com apoio do IDIS, em junho.

(Foto: Juan Guerra/Instituto Ayrton Senna)

Anúncios

Sobre Mrachid

O novo, o conhecimento, o desafio, são ferramentas para o crescimento espiritual, pessoal e material...

Discussão

2 comentários sobre “Viviane Senna lidera movimento pela qualidade da educação no Brasil

  1. Desenvolvi um projeto social que envolve técnicas para que o aproveitamento escolar seja valorizado e a indisciplina seja direcionada,é um ótimo trabalho obedecendo a lei orgânica envolvendo a interdisciplinaridade envolvendo as secretárias da cultura, saúde, psicopedagogos, psicólogos, assistência social.
    Gostaria de estar recebendo informações de como implantar um projeto e quais entidades podem fornecer ajuda para isso.

    Curtir

    Publicado por janete lins | 13/05/2012, 19:17
    • Oi Janete, obrigado pelo seu contato.

      Parabéns pelo seu projeto.
      Sugiro que, em primeiro lugar, você esteja com o projeto escrito, no papel e digitalmente, pois é uma das primeiras fases para aimplantação e assim conseguir parcerias, apoios e patrocínios para ele.
      O segundo passo é descobrir em sua cidade quais são as organizações que atuam na área educacional e assim agregar o que realizam com sua proposta.
      O terceiro passo é planejar a visita em cada uma delas, para que você veja o que cada uma realiza e se está dentro da linha de pensamento e resultados que seu projeto visa obter.
      O quarto passo é conversar com os responsáveis das instituições que julgar interessante unir ao seu projeto e através da parceria, conseguir implantar seu projeto através deles.
      Caso isto não dê certo, a outra opção é buscar na Secretaria Municipal de sua cidade, a possibilidade de implantá-lo com o apoio da prefeitura.
      Outra forma seria o contato com empresas locais e buscar patrocínio para implantação futura.

      São passos naturais e que demandam um tempo, pois as pessoas vão querer conhecer seu projeto e você também, para depois fechar a parceria.
      Persevere e tenho certeza que conseguirá implantar.

      Qualquer coisa me avise.

      Abs
      Marcelo

      Curtir

      Publicado por mrachid12 | 14/05/2012, 10:34

Deixe o seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Follow Instituto Sabedoria on WordPress.com

Digite seu e-mail e receba em primeira mão todos os assuntos postados em nossa página!

Junte-se a 69 outros seguidores

SOFTWARE FINANCEIRO ECONOMATO PARA ONGS. FAÇA UM TESTE GRATUITO POR 14 DIAS

SOFTWARE FINANCEIRO ECONOMATO PARA IGREJAS E INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS

Sistema PagSeguro

Ao fazer esta opção você receberá um e-mail para acesso seguro do sistema. Obs: Quando o evento for divulgado via plataforma de eventos, a área de pagamentos será deles.

Sobre o Site

Este site é dedicado a oferecer informações e opções de ensino através das modalidades "Cursos Livres de Curta Duração, Cursos de Extensão e In Company e tem como principal objetivo capacitar a todos os envolvidos.

Páginas

%d blogueiros gostam disto: